Tuesday, 28/05/2019
Skol ocupa terceiro lugar nas marcas mais valiosas do Brasil
Conceitos que geram negócio e dirigem a trajetória de uma companhia. O ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil, divulgado pela Kantar com exclusividade para a CM, traz as ideias e iniciativas de empresas que mais geraram lucro, investimento e fidelidade do cliente no país em 2019.
Em um seminário realizado nesta terça-feira (28), a Kantar, em parceria com a IstoÉ Dinheiro e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), apontou os resultados da pesquisa anual que estabelece um ranqueamento das marcas de acordo com seu crescimento no mercado financeiro, seu aumento de fidelidade e compradores.
Segundo Eric Salama, CEO Global da Kantar, é preciso entender o que move o comportamento do consumidor, codificar novos nichos e buscar novas oportunidades. “Você precisa entender os benefícios e os desejos do novo consumidor, como ele gasta o dinheiro e o que ele busca alcançar. O consumidor quer uma prova do produto, viver uma experiência, ele tem outros desejos hoje”, conta.
Sonia Bueno destaca o case da Coca-Cola, que penetra em 85% dos lares brasileiros e se tornou uma opção para quase a totalidade deles. “As marcas precisam sair da zona de conforto, oferecer novas soluções, inovadoras, comunicar e transformar o seu negócio”, afirma a CEO Brasil da Kantar.
Metodologia
Diversos rankings são desenvolvidos pela empresa, entre eles o das marcas mais fortes e mais valiosas. Para esses estudos, a metodologia para avaliação é feita a partir de três indicadores: o valor da marca, o poder da marca e a escolha da marca.
Eric Salama revela que comunicação, inovação, experiência para o consumidor, comunicação multiplataforma e engajamento são pontos chave para o desenvolvimento de qualquer marca e que o Brasil deve investir nisso. “Marcas brasileiras são fortes, mas precisam investir mais para fazer o consumidor se apaixonar, saber que o que ele está consumindo é diferente do resto e não se prender à referências de fora”, revela.
Eduardo Tomiya, Managing Director da Kantar no Brasil, reforçou a ideia de que significado e diferenciação são indispensáveis para o crescimento de qualquer empresa. “A reputação e o conceito talvez sejam os ativos mais importantes de uma marca”, finaliza.
Confira o ranking completo abaixo
1- Bradesco
2- Itaú
3- Skol
4- Brahma
5- Globo
6- Antarctica
7- Magazine Luiza
8- Petrobras
9- Renner
10- Amil
11- Natura
12- Ypê
13- Sadia
14- Bohemia
15- Ipiranga
16- Lojas Americanas
17- Ypióca
18- Vivo
19- Embratel
20- Banco do Brasil
21- NET
22- Localiza
23- Drogasil
24- Porto Seguro
25- B3
26- Droga Raia
27- Seara
28- Schin
29- Netshoes
30- CVC
31- TOTVS
32- Cielo
33- Pão de Açúcar
34- Casas Bahia
35- Suvinil
36- Iguatemi
37- SBT
38- Caixa
39- Bauducco
40- Gol
41- Estácio
42- Buscapé
43- Havaianas
44- Fleury
45- Smiles
46- Arezzo
47- Dorflex
48- Tigre
49- Perdigão
50- Extra