Friday, 08/11/2019
Frente a este avanço, a Ambev, maior cervejaria do país, tem utilizado sua estratégia de diversificação de opções para o público.
Esse tipo de atuação tem sido a tônica em todos os segmentos do mercado de cerveja que a AB InBev (holding da cia brasileira) atua pelo mundo.
No segmento de cervejas premium no Brasil a multinacional já atuava com a Stella Artois e Budweiser há algum tempo, ambas foram promovidas a marcas internacionais visando oferecer aos consumidores mundo afora a experiência de consumo de uma marca americana e européia, sendo que em seus mercados originais são produtos em franca retração. Esta estratégia vem rendendo frutos, sendo a Budweiser mais consumida na China do que em sua terra Natal atualmente.
Posteriormente, a Ambev ampliou o leque de opções no segmento com a marca Corona que remete a latinidade e clima praiano e mais recentemente investiu na chegada de sua marca alemã Beck’s (com posicionamento de embalagem muito semelhante ao da Heineken) e criou uma ponte do segmento premium com suas marcas artesanais com o lançamento da Ribeirão Lager, rótulo do portfólio da Colorado que em preço, sensorialidade e disponibilidade se encaixa perfeitamente dentro desta faixa oferecendo uma experiência de marca diferenciada.
Já o Grupo Petrópolis, terceira maior cervejaria do país e uma das 15 maiores do mundo, se posicionou mais fortemente no mercado de cervejas premium com seu investimento na marca Cacildis (criada pela Brassaria Ampolis). É evidente o incremento do nível de investimento que a marca recebeu da empresa, passando a se destacar no patrocínio de pontos de venda e inclusão nas mídias de massa pelo país.