Tuesday, 26/06/2018

A função social da cerveja

“Eu aproveitei mais o álcool do que ele se aproveitou de mim.”

A função social da cerveja

A cerveja é mais que uma bebida apreciada por jovens e adultos. Vai além do fato de ter sido e ainda ser encarada como um alimento, em determinadas culturas, seja no Brasil ou no mundo. A cerveja, hoje em dia, está relacionada a um importante papel social, ou melhor, a vários e diversos papéis sociais. Entre eles, estão o passaporte para a vida adulta, a diversão, o prazer e as relações interpessoais. Hoje preparei um artigo para falar da função social da cerveja.

“Eu aproveitei mais o álcool do que ele se aproveitou de mim.”

Winston Churchill, estadista britânico, ex-primeiro ministro do Reino Unido

Na Idade Média, a cerveja era realmente muito popular, principalmente nos mosteiros, onde era produzida e comercializada. Isso porque esses locais religiosos serviam como ponto de parada de peregrinos, que pousavam e se alimentavam, muitos deles com cerveja. Afinal, a bebida fermentada era muitas vezes mais limpa que a água, dadas as condições de higiene da época. Algumas das cervejas mais famosas e de melhor qualidade no mundo ainda são produzidas em mosteiros.

A função da cerveja nos tempos modernos já é outra. Em primeiro lugar, é um importante elemento de socialização. É com uma latinha, garrafinha ou copo de cerveja que muitas amizades nascem. Ou que muitos segredos são compartilhados. Ou ainda que muitos churrascos são marcados. Uma rodinha entre amigos no bar, restaurante ou em casa. A cerveja torna as pessoas abertas e aptas a se conhecerem, compartilharem momentos e conversas.

A maioridade abre algumas portas na vida do jovem, e uma delas é a possibilidade de apreciar uma cerveja. É como um brinde a um ritual de passagem, esse momento importante que separa o adolescente do adulto. Um marco. Para alguns, a maturidade não vem com a maioridade, e demoram a compreender que do amadurecimento faz parte saber apreciar a cerveja.”

“Enfim, nos nossos relacionamentos, seja em um primeiro contato com alguém, seja em uma comemoração com velhos amigos, encontramos boas oportunidades para compartilharmos uma boa cerveja!”

Trabalhe Conosco